sexta-feira, 27 de abril de 2012

São Luís, Maranhão, Brasil, 27-04-2012

"Há algum sítio com música ao vivo perto daqui?", pergunto ao senhor da recepção. Ele dá-me uma resposta intricada, fala-me de um sítio à direita ao fundo da primeira rua à esquerda, depois de não sei o quê e antes de outra coisa qualquer.

Não percebeu a minha ironia. Num raio de duzentos metros do hotel há pelo menos - por defeito, não por excesso - vinte grupos de música, alguns a dez metros uns dos outros (no plural; aqui ao virar da esquina são três em menos de cinquenta passos). Helena ri-se, um bocadinho consternada. "Ele não percebe o teu sentido de humor". "Tanto melhor".

De maneira levei-a ao Bar do Porto, um dos meus watering holes [alguém me pode ajudar a traduzir isto para português, por favor?] favoritos. Depois fomos comer um cachorro quente - o jantar foi uma mistura de caipirinhas, cerveja e pastéis e achei que um bocadinho de lastro não fazia mal.

Nas noites de sexta-feira o Reviver é uma espécie de cloaca que, para além de mijo e merda inclui barulho e vida. Cloaca talvez não seja o termo apropriado ...o Reviver é uma espécie de vida que para além de mijo e merda inclui barulho e gente, muita gente. Parece-me melhor. Num passeio damos com três gajos a mijar como se estivessem em casa - ou melhor, num urinol público, porque tinham os pés em rios de mijo, o deles e o dos anteriores, suponho.

Deve fazer parte do esforço, em curso, do Estado do Maranhão para desenvolver o turismo, mictório.

........
A Lena veio e vai amanhã, bela e imperial como sempre; mas cada vez mais.

........
Hoje tive uma boa notícia relativa ao B.. Foi como pôr um blue marlin de 300 quilos, ao fim de muitas horas de combate, no painel da popa. Agora há que pô-lo dentro, mas infelizmente não é uma tarefa que possa fazer sozinho.

Raramente tirei grandes recompensas financeiras do meu trabalho, ou dos meus sucessos no trabalho. B. ensinou-me que as vitórias morais são necessárias, mas não suficientes. Só por isso estar-lhe-ei grato até ao fim dos meus dias.

........


........
Há uma certa beleza na estupidez absoluta: a incapacidade de se ver. Lacan disse um dia que a estupidez é uma histeria; basta alguém saber-se estúpido para deixar de o ser. A estupidez é incapaz de se saber, porque saber-se implica tanta inteligência como saber.

........
Em breve estarei longe daqui, provavelmente no México ou na Grécia. Gosto do México porque nunca lá estive, e da Grécia porque já lá estive. Não há outra maneira de tomar decisões que não seja a direito, quando se é assim.

Enfim, não sei se a direito é sinónimo de sem hesitações, mas acho que não. Cogli la prima mela.

;

........
Hoje fomos passear ao centro comercial São Luís, muito pequeno mas com a indestronável vantagem de ser perto do Reviver. Em menos de dois meses de São Luis já fui quase tantas vezes a um centro comercial como em oito anos de Lisboa fui ao Colombo.

Talvez seja este a melhor forma de aprender a lidar com QI baixos. Ou com espectros, não sei.




........
Por falar em espectros: hoje a música na rua - e portanto em toda a pousada - não vai acabar antes das cinco da manhã. Se tiver sorte não conseguirei dormir, outra vez.

;

Sem comentários:

Enviar um comentário