domingo, 4 de março de 2012

Nonsuch Bay, Antígua, 04-03-2012

É domingo. Na casa da Avó M. devem estar a comer coelho guisado e puré de batata. Já não é preciso guardar os fígados para mim. Tenho saudades da minha família, embora esteja feliz por estar onde estou e por ter, finalmente, deixado o berço. Não precisava era de ter vindo para tão longe, não era? Podia estar à distância certa para acordar de manhã e chegar para almoçar. Podia, mas não quero -- é cedo para querer.

De onde eu vim não há o que vi esta manhã: um iate a motor, de casco azul escuro e mais ou menos do tamanho de J., tinha a proa virada para a ilhota que fica à saída da baía; com a primeira luz do dia, pareciam fundidos numa espécie de rochedo-barco. O OFNI (Objecto Flutuante Não Identificado) pareceu bidimensional até começar a ser banhado directamente pelo sol, que lhe deu relevo, e era azul e verde, escuros, metalizados. Uma fotografia que Maurice Tabard não teria conseguido inventar e que eu falhei, porque não sou fotógrafa: a minha perplexidade ganha sempre ao desejo de guardar um momento. Não tenho jeito para descrições e em matéria de viagens, mesmo literárias, sou uma criança. Saí pouco e nunca saí para tão longe. Um dos momentos mais emocionantes da minha vida foi reconhecer África no avião para cá, um colossal tapete castanho desafiando o mar (cinco horas de mar a mais ou menos 800 km/h).

Tudo o que a minha querida mãe me ensinou sobre limpezas e como gerir uma casa tem-se revelado precioso. A palavra-chave é manter. Quando alguma coisa está suja ou fora do lugar o erro corrige-se imediatamente, o que poupa a uma hospedeira -- o termo eufemístico utilizado para designar a minha profissão, que devia ser empregada de quartos/governanta -- muitas dores de cabeça, mesmo que as pessoas para quem trabalha tomem banho 12 vezes por dia e tratem as toalhas como se estivessem a ser usadas desde há duas semanas. Nunca gastei tanta água e electricidade na vida. É verdade que temos geradores e "fazedores de água" (aparelhos de dessalinização por osmose inversa) a diesel, mas é a intensidade com que os utilizamos que me incomoda. A vida a bordo não é isto, ou não deveria ser. Ainda por cima, o armador não gosta de navegar (por isso ainda estamos no mesmo lugar), prefere ficar fundeado, o que me faz sentir que aceitei trabalhar num hotel. Tento ser positiva -- num hotel a cama talvez não balouçasse para me embalar.

Nonsuch Bay é a fotografia que não consegui tirar.

Sem comentários:

Enviar um comentário