quinta-feira, 8 de março de 2012

Parnaíba, Piauí, Brasil, 08-03-2012

Um dia calmo, quase feminino, a fazer jus à data: o carpinteiro que devia ter aparecido às oito da manhã veio às seis da tarde; uma ligeira discussão "doméstica"; a laminagem que continua como se o Luis Carlos viesse de outro planeta; e - o melhor - o princípio da embalagem do material todo para ir por estrada para São Luis. O primeiro sinal concreto, visível: coisas em caixas.

Não são as caixas de madeira que sonhara, demasiado caras, mas embalagens de fogões dos Armazéns Paraíba, uma espécie de department store que vende tudo, de bicicletas a computadores, de sapatos a chapéus (enfim, espero). Não lhes peço muito: que aguentem um dia de estrada, porque no estaleiro Bate Vento, a nossa próxima casa, haverá um canto para aquilo tudo.

É a quarta quinta feira que passo em Parnaíba (desta leva). Será a última?

Viajo pouco dentro da cidade; ando sempre pelos mesmos cantos e agora que não tenho bicicleta (já há algum tempo, por motivos de viagem do proprietário) ando de moto-táxi: pouco vejo, cheiro e sinto dela. Raramente me tenho sentido tão estrangeiro num sítio estranho.

(Encontrei o moto-táxi dos meus sonhos; só isso desmente a frase anterior. Tem uma moto grande e é pequeno, de modo vejo mais do que o anúncio do seu colete - não sei sequer de que é - ; anda depressa, sem ser perigoso; é fiável - pelo menos até agora.)

Parnaíba é uma cidade barrenta, como o rio que a a travessa e lhe dá nome (ou vice-versa, não sei). Pergunto-me o que dela me vai ficar na memória: estes fins de dia à beira rio? As caipirinhas sem açúcar da Arlaine? A lama do estaleiro? O estado de perpétua - e cansativa  - defesa em que se vive aqui? Em África não me cansava tanto, não sei se por ser mais novo, se por ser diferente, a defesa.  O risco é mais visível, mais presente, mais fácil de lidar, parece-me.

Ou se calhar estou, simplesmente e graças a Deus, a envelhecer.

......
O carpinteiro que não apareceu e depois apareceu chama-se Italiano. O que ia contactar, se Italiano não tivesse aparecido, Amigo. Percebem o que quero dizer quando falo de outro planeta?

Sem comentários:

Enviar um comentário